Posted by: Hérika Costa | March 20, 2011

Um bom atendimento é indispensável para o sucesso de uma empresa

 

Com a Globalização o mercado se torna cada vez mais competitivo, as empresas hoje estão sentindo a necessidade de redobrar a atenção ao cliente, buscando assim um diferencial competitivo que facilite seu posicionamento no mercado. Um serviço de qualidade superior pode ser fundamental para alcançar a estratégia de satisfazer o seu cliente. Porem não basta ter apenas uma vantagem competitiva ela tem de ser sustentável.

A cada dia, surgem novas tecnologias, assim como novos tipos de serviços e produtos onde somente a qualidade não é mais o suficiente. As pessoas estão saturadas de informação, e por conta disso estão bem mais conscientes, preocupadas, participativas e querem sempre mais, devido a isso o cliente está mais exigente, buscando justificativas para sua escolha pela empresa. O cliente precisa ficar encantado e a empresa deve oferecer esse encanto para se firmar no mercado e garantir a fidelização de seus clientes, agregando um alto valor para este.

Um bom atendimento torna-se indispensável para o sucesso, sendo necessário investir nas pessoas, tanto nos funcionários,  maior ativo da empresa, quanto nos clientes, proporcionando à eles infra-estrutura e um ambiente agradável. São inúmeras as vantagens de ser ter um bom atendimento, pois quando bem tratado, o cliente volta sempre, faz propaganda, se tornando uma fonte de prospecção para novos clientes. O profissional de atendimento tem grande responsabilidade sobre a satisfação do cliente, pois nem sempre se tem uma segunda chance para causar uma boa impressão. Um excelente atendimento, aliado à qualidade técnica e preço justo, fortalecem uma opinião pública favorável à empresa, gerando lucros e boas relações profissionais favorecendo a produtividade. É importante lembrar que conquistar novos clientes pode custar até cinco vezes mais do que satisfazer e reter os já existentes.

As falhas no atendimento podem estar associadas à falta de cuidados da empresa com seus funcionários, deixando de proporcionar treinamento, estímulos, conhecimento da missão e visão da empresa e de seus serviços ou ainda a sobrecarga com várias funções perdendo seu foco, motivado por uma má administração.

As organizações devem estar atentas a todas as partes que compõem o atendimento ao cliente, pois o que irá diferenciá-la é o modo de tratar e o conhecimento que possuem destes.

 

Fonte:

BOOG, GUSTAVO G. Manual de treinamento e desenvolvimento – São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2001

LAS CASAS, ALEXANDRE LUZZI. Administração de vendas – Alexandre L. Las Casas- 8.ed – 3.reimpr. – São Paulo: Atlas, 2008

KOTLER, PHILIP. Administração de marketing – 12 ed- São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006

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